Patrícia França Fã Clube

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

‘Renascer’, nova atração do Canal Viva, traz a história de rejeição entre pai e filho

Renascer’, novela que substitui ‘Barriga de Aluguel’ no Canal Viva a partir desta quarta-feira, 7, foca na relação de um filho que é rejeitado pelo pai. “Uma saga maravilhosa, uma história rica feita com muito humor bem estruturada na cabeça de Benedito Ruy Barbosa”, define Antonio Fagundes

 Patrícia França e Leonardo Vieira na primeira fase de 'Renascer'; Marcos Palmeira e Antonio Fagundes na segunda fase da trama


A partir desta quarta-feira, 7, o Canal Viva volta a exibir o sucesso Renascer, que ocupará o lugar de Barriga de Aluguel na grade de programação.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa (81) em 1993, a trama conta a história de um pai que rejeita o filho depois que sua amada morre no parto. Na primeira parte do folhetim, José Inocêncio - vivido pelo ator Leonardo Vieira (43) – se apaixona e casa com Maria Santa (Patrícia França, 41), com quem tem três filhos. João Pedro, o caçula, acaba causando a morte deste grande amor e, por anos, o garoto é desprezado na família.
“A novela foi um marco na minha vida”, declarou Leonardo à CARAS Online. “Posso dizer que minha vida é antes e depois de ‘Renascer’. Através do José Inocêncio fui catapultado para a fama e o Brasil passou a me conhecer. Meu personagem era simplesmente genial e um prato cheio para um ator cheio de vontade de fazer o seu melhor”, completou o intérprete que garantiu que irá assistir à reprise. “Acredito que a novela ainda seja atual depois de tanto tempo, pois ela trata de assuntos universais como o amor, amizade, família, rejeição, morte, entre outros”.
A relação entre pai e filho se torna ainda pior quando José Inocêncio decide casar com a jovem Mariana (Adriana Esteves, 42), primeiro amor de João Pedro (Marcos Palmeira, 49). “O José fica com ódio do filho a novela inteira. Mas é engraçado que esse filho é o único que fica ao lado do pai. Os outros vão embora”, recordou Antonio Fagundes (63), o José Inocêncio na fase adulta, ao Memória Globo. Até hoje, o ator ainda lembra, sempre com carinho, deste trabalho. “A novela é maravilhosa. É uma histórica rica, feita com muito humor e perfeitamente estruturada na cabeça do Benedito”, completou o veterano.
Além da trama central, Renascer também trata das lendas e mitologias regionais, fruto de pesquisa do autor. “Comecei minha pesquisa em 1971. Viajei para o Sertão Baiano e conversei com muitos caboclos dali. Ouvi algumas histórias de gente que guardava o diabo em uma garrafa. Fiquei curioso”, recordou Benedito.
Grande elenco
Rico nas histórias, Renascer também ostentava um grande elenco, como Marco Ricca (49), José de Abreu (68), Herson Capri (60) e a talentosa Fernanda Montenegro (83). “Renascer é uma novela eterna, excepcional”, definiu a veterana em depoimento à CARAS Online. “Eu tive a felicidade de participar dos 20 capítulos iniciais. Jacutinga é um imenso personagem. Alem de eu ter todo um grupo de trabalho de honrar qualquer país, valeu, para mim, voltar a encontrar Luiz Fernando Carvalho [diretor da novela], um artista sem igual na nossa TV”.
José Wilker (65) e Osmar Prado (65), outros nomes de peso que compõe o elenco desse sucesso da teledramaturgia brasileira, também recordaram desse trabalho especial. “Eu lembro da primeira cena que eu gravei para o meu personagem, que vinha do exterior para acompanhar as plantações de cacau em Ilhéus. Eu esqueci o meu texto e fiquei falando: ‘é justo, muito justo, justíssimo’. Aquilo virou um bordão que até hoje as pessoas falam e que foi puramente acidental”, divertiu-se Wilker.
“Já o meu personagem, Tião, era um representante da tragédia do povo brasileiro. As últimas palavras dele foram: ‘Quem trabalha e mata fome não come o pão de ninguém. Mas quem ganha mais do que come, sempre come o pão de alguém’”, declamou Osmar. “A repercussão foi grande porque a dor vergonhosa do Tião mexia com inconsciente coletivo. Ele esfregava na cara da sociedade uma realidade que ninguém queria mostrar”, concluiu. 
Vendida para outros países por conta de seu sucesso, Renascer ainda levou ao público a discussão de temas como o hermafroditismo da personagem Buba (Maria Luisa Mendonça, 42), a questão dos meninos de rua, do celibato religioso e da corrupção política no Brasil. Imperdível!

Fonte:caras.uol.com.br

Nenhum comentário: