Patrícia França Fã Clube

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Tereza Batista -1992

















































































































Tereza Batista cansada de guerra, de Jorge Amado, a minissérie conta a vida de Tereza Batista (Patrícia França) dos 13 aos 27 anos de idade, acompanhando a sua transformação de menina em mulher.
- Nascida na cidade de Cajazeiras, Tereza Batista(Patrícia França) é acolhida por Iansã e recebida por todos os orixás, numa prova de que eles sempre estarão por perto para protegê-la. É apenas uma criança quando sua tia Felipa (Maria Gladys) a vende para o temido capitão Justo (Herson Capri), um colecionador de meninas que encontrou em Tereza alguém que não se intimida, mesmo sendo maltratada e violentada.
- Por saber ler e escrever, Tereza passa a trabalhar no armazém de Justo, onde conhece e se apaixona por Daniel (Hugo Gross), seu primeiro amor. Após serem pegos pelo capitão, Tereza e Daniel se sentem ameaçados e acabam por matá-lo. Presa, ela vê Daniel negar a cumplicidade no crime, afirmando que fora seduzido pela jovem. O rapaz torna-se, também, sua primeira decepção amorosa.
- Sua libertação da cadeia só aconteceu em função da intervenção exercida pelo advogado Lulu dos Anjos (Othon Bastos). Por meio do advogado, Tereza conhece o rico coronel Emiliano (Jorge Dória), com quem passa a viver um amor tranqüilo e seguro. Emiliano, no entanto, morre subitamente, e Tereza sai da casa do coronel sem levar nada, tão pobre quanto entrou.
- Sem opções, Tereza Batista procura Veneranda (Zilka Salaberry), uma cafetina, e passa a se prostituir. Mantendo o caráter e a personalidade firmes, assume a liderança das colegas de profissão na formação de um verdadeiro exército, que se mobiliza para conter os avanços da peste que invade a cidade e para tratar os contaminados. Mantém-se forte até mesmo quando o médico Oto Espinheira (Jayme Periard), com quem mantém uma relação, foge covardemente da cidade.
- Mas dentre todos os amores que tivera, um homem não lhe sai da cabeça. Um pescador de nome Januário Jereba (Humberto Martins), por quem foi defendida das garras de Justo quando ainda trabalhava no armazém. Tereza tem a chance de tornar seu sonho real quando reencontra Jereba e, com ele, desfruta de completa felicidade.
- Acostumada com obstáculo, Tereza tem que enfrentar o fato de seu amor ser casado. Jereba não tem coragem de abandonar sua mulher, pois ela é muito doente. Tereza concorda com sua decisão, apaixonando-se ainda mais pelo caráter e integridade do pescador. Mas decide sair de Cajazeiras rumo a Salvador, onde se torna cantora de cabaré.
- Em Salvador, Tereza une-se aos protestos de amigas prostitutas contra as medidas tomadas por um delegado local, que exige a desapropriação de suas casas. Em meio a sua luta, Tereza Batista recebe a notícia de que Jereba havia morrido, após o barco em que estava ter colidido com um petroleiro.
- Tereza tinha um admirador: Almério das Neves (Stepan Nercessian), um homem bom e apaixonado, a quem ela sempre deixou claro que não amava. Entretanto, deprimida após a notícia da morte de Jereba, cede à insistência de Almério e aceita casar-se com ele.
- Com toda cidade na expectativa do seu casamento, Jereba ressurge quando Tereza apronta-se para a festividade. Ele conta que havia saído do barco um mês antes e já estava em Lima quando soube do acidente. Assim, os jornais acabaram por divulgar uma lista errada das vítimas. Vestida de noiva, Tereza Batista é levada nos braços por seu amado até um barco, de onde seguem para uma ilha deserta.
- As prostitutas que vestiam Tereza para a igreja, vão ao local onde Almério está junto a seus convidados, informado-o da fuga da noiva. Almério pára a festa e, tomado por um ato de profundo altruísmo, pede que a comemoração seja ainda em prol da felicidade de Tereza, que, enfim, estava vivendo seu verdadeiro amor.

Produção:
- Tereza Batista foi a maior produção realizada pela TV Globo até então, com elenco de mais de 160 atores e centenas de figurantes.
- A minissérie exibiu 28 capítulos, que foram gravados em diversas locações, usando somente duas câmeras. As cidades escolhidas foram Laranjeiras, Santo Amaro, São Cristóvão, Aracaju e Ilha do Coqueiro (SE) e Salvador (BA), onde as cenas foram gravadas no Pelourinho.
- Os cenários, que contaram com 62 interiores e 65 exteriores, foram levados praticamente prontos aos locais de gravação. Foram mais de 500 móveis utilizados para compor os ambientes.



Fonte:memória da Globo

7 comentários:

Anônimo disse...

Patrícia, admiro muito o seu trabalho.
Sou de Sergipe, e sempre quando visito Laranjeiras lembro da Mini-serie que você fez.
Tereza Batista. Em 1992,na época tinha meus 12 anos e quando passo nas ruas lembro sempre de você. PARABÉNS você é espetacular. Abração.
E muuuuitos sucessos!!!
Atenciosamente,
Davi

ana deivis disse...

Patricia França vc,é simplesmente linda;o máximo te adoro,vc é maravilhosa.

simone silva disse...

Patricia França nunca existirá uma atriz que faça o papel de Tereza Batista melhor do que você.sua interpretação foi perfeita.Parabénsssssssssss!!!!!!!!vc é maravilhos.

simone silva disse...

Patricia França nunca existirá uma atriz que faça o papel de Tereza Batista melhor do que você. sua interpretação foi perfeita.PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!

Anônimo disse...

Olá Patrícia,

Parabéns pelo sucesso na sua carreira!! Eu também sou atriz e fiz uma pequena participação na minissérie "Tereza Batista..." Você sabe como posso conseguir uma cópia da minissérie? O meu e-mail é iedaluar@hotmail.com. Obrigada

gomes disse...

Que saudade.

Faby disse...

Patricia parabéns pelo seu trabalho, passei a ser sua fã, depois de Tereza Batista. Você realmente e muito talentosa, continue sempre dedicada assim.