Patrícia França Fã Clube

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Novelas Renascer “ressuscita” na tela do Canal Viva!



Exibida originalmente em 1993, Renascer retorna à telinha a partir de amanhã no Canal Viva, substituindo Barriga de Aluguel. A trama de Benedito Ruy Barbosa será exibida de segunda a sexta-feira, às 16h15, e será uma excelente oportunidade para conferirmos a tão criticada atuação de Adriana Esteves, na pele de Mariana, que levou a atriz a sofrer uma série depressão. Eu nunca entendi o que aconteceu. Assisti a novela em 1993 e achava o desempenho de Adriana perfeito como uma jovem vingativa e confusa. Sua composição de garota do interior foi perfeita, com aquela mania de segurar a barra do vestido, muito comum às jovens de pequenas cidades. Uma injustiça, que felizmente, não acabou a carreira da atriz, caso contrário, não teríamos sido brindados com a Carminha, de Avenida Brasil.
Renascer marcou a estreia de Benedito Ruy Barbosa no horário nobre da TV Globo. O autor rodou três mil quilômetros no sertão baiano para colher informações, impressões e histórias desenvolvidas posteriormente na história.  Com 213 capítulos, a trama é ambientada no universo rural do sul da Bahia, em Ilhéus e contou com a participação especial da atriz Fernanda Montenegro, que deu vida à personagem Jacutinga, dona de um bordel no vilarejo. Cercada por lendas e mitos regionais, a novela conta a história de José Inocêncio, interpretado, na primeira fase, por Leonardo Vieira e por Antonio Fagundes, na segunda. O protagonista sente uma intensa rejeição pelo filho João Pedro (Marcos Palmeira) e o culpa pela morte de sua mãe, Maria Santa (Patrícia França), durante o parto. A trama é dividida em duas partes. Na primeira – os quatro capítulos iniciais –, José Inocêncio chega às roças de cacau de Ilhéus, finca seu facão ao pé de um jequitibá e faz uma promessa: não morrer. A árvore passa a representar a sorte, a força e a existência do personagem durante sua trajetória. Corre a lenda de que ele morrerá quando o facão for engolido pela terra.
Na segunda fase da novela, o coronel José Inocêncio é um contador de histórias, que mantém uma aura mística a seu redor. Os seus outros três filhos – José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho) e José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) – estudam na cidade grande e são profissionais bem sucedidos. Enquanto isso, João Pedro trabalha na fazenda do pai, que o trata com enorme indiferença. A relação entre os dois se torna ainda pior quando José Inocêncio decide casar com a jovem Mariana (Adriana Esteves), primeiro amor de João Pedro. Entre paixões e vinganças, Renascer ainda leva ao público a discussão de temas como o hermafroditismo da personagem Buba (Maria Luisa Mendonça), a questão dos meninos de rua, das condições precárias de vida e trabalho no país, do celibato religioso e da corrupção política no Brasil. A novela também fez grande sucesso no exterior e foi vendida para Bolívia, Chile, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, entre outros países. Na telinha do Viva, Renascer tem horário alternativo, às 2h da matina. Imperdível!
Confira o quem é quem da novela:

José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes) – Nada se sabe sobre sua origem, nem ele conta. Sua vida parece começar quando chega às roças de cacau e finca um facão — que representa sua existência — num frondoso jequitibá. Valente, obstinado, sonhador, o trabalho árduo lhe rende frutos ao longo dos anos. Uma de suas principais características é ser bom de papo e gostar de contar histórias. Outra é a de ser justo. Muito querido pelos empregados, que lhe são totalmente fiéis. De natureza apaixonada, não resiste aos encantos de Maria Santa (Patrícia França), com quem se casa e tem quatro filhos. A história deste patriarca é o fio condutor de Renascer.
Maria Santa (Patrícia França) — Foi criada com extremo rigor pelo pai porque a irmã mais velha engravidou prematuramente e foi expulsa de casa. Quando conhece José Inocêncio (Leonardo Vieira) e é pela primeira vez beijada por um homem, em sua inocência e ingenuidade pensa que vai ficar grávida. Depois disto, Santinha é também abandonada pelo pai, que se muda com a mãe do vilarejo, deixando a filha no bordel de Jacutinga (Fernanda Monentegro). O casamento com Zé Inocêncio é perfeito, até que a morte os separa depois do quarto parto.
Mariana (Adriana Esteves) — Neta de Belarmino (José Wilker) e Nena (Beth Erthal), que se aproxima de José Inocêncio (Antonio Fagundes) com sede de vingança, pois a avó sempre o acusou de ter sido o mandante da morte do marido. Mas a mocinha sucumbe ao charme do fazendeiro, aumentando o abismo que o separa do filho caçula, João Pedro (Marcos Palmeira), já que o rapaz também se apaixona por ela.
João Pedro (Marcos Palmeira) – Quarto filho de José Inocêncio (Antonio Fagundes), é rejeitado pelo pai porque Maria Santa (Patrícia França) morreu em consequência de complicações durante o seu parto. Não foi mandado para estudar na cidade grande como os irmãos, mas isto não diminuiu sua inteligência e sua capacidade de trabalho. É ele quem preserva a obra de Inocêncio, a quem ama e idolatra, apesar de ter todos os motivos para odiá-lo. Inclusive pelo fato de ter sido ele quem, apaixonado, levou Mariana (Adriana Esteves) para dentro de casa, perdendo-a para o pai.
José Augusto (Marco Ricca) — Filho primogênito de José Inocêncio (Antonio Fagundes). Médico, escolheu a profissão para agradar ao pai, sem ter vocação. Acostumado desde pequeno a receber tudo de mão beijada, não consegue gerir a própria vida adequadamente. Quando a história começa, ele está pensando em sair do Brasil, mas não sabe se vai para Lisboa ou Miami. É simpático, um tipo agradável, mas muito mentiroso.
José Bento (Tarcísio Filho) — Segundo filho de José Inocêncio (Antonio Fagundes), tão mimado quanto o primeiro e o terceiro. Formando em Direito, mora no Rio com uma antagonista dos tempos de vida universitária, quando vivia como nababo e se dizia de esquerda. É dele a iniciativa de propor a divisão das terras entre os irmãos, logo depois do casamento do pai com Mariana (Adriana Esteves).
José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) — Terceiro filho de José Inocêncio (Antonio Fagundes). Está casado com Eliana (Patrícia Pillar) quando a história começa, mas é muito infeliz. Conhece Buba (Maria Luisa Mendonça) e acaba indo morar com ela, apesar de viver um conflito por conta da condição sexual da nova mulher. Morre numa tocaia planejada para matar seu pai.
Eliana (Patrícia Pular) — Mulher de José Venâncio (Taumaturgo Ferreira). Uma oportunista, não quer ter filhos — o sonho de José Venâncio — para não estragar o corpo. Ao ser trocada pelo marido, não descansa enquanto não desvenda o mistério de Buba (Maria Luisa Mendonça).
Egberto (José de Abreu) — Detetive contratado por Eliana (Patrícia Pillar) para descobrir com quem o marido a trai.
Buba/Alcebiades (Maria Luisa Mendonça) — Começa a namorar José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) sem revelar que é hermafrodita. Quando ele descobre, o susto é tão grande que ele volta para Eliana (Patrícia Pillar). Mas o rapaz não resiste à doçura e à feminilidade daquela pessoa que é o oposto de sua mulher. Até um filho Buba está disposta a adotar para formar uma família perfeita. Após a morte de José Venâncio, envolve-se com José Augusto (Marco Ricca).
Teca (Paloma Duarte) — Menina de rua, grávida, que Buba (Maria Luisa Mendonça) leva para casa, a fim de adotar seu bebê quando nascer.
Belarmino (José Wilker) — Marido de Nena (Beth Erthal), avô de Mariana (Adriana Esteves). Um José Inocêncio (Antonio Fagundes) menos habilidoso e mais ambicioso. Vizinho dele no início da história, quer tomar-lhe as terras e, para isto, contrata os serviços de dois jagunços, cuja missão acaba invertida. O próprio Belarmino acaba vítima de uma tocaia, não se sabe a mando de quem.
Te0doro (Herson Capri) – Como Belarmino (José Wilker) no passado, tem inveja desmedida de José Inocêncio (Antonio Fagundes). A pedido de Padre Santo (Jofre Soares), emprega Sebastião (Tião Galinha) em sua fazenda, e acaba se apaixonando pela mulher dele, Joaninha (Teresa Seiblitz). Marido de D. Patroa (Eliane Giardini) e pai de Sandra (Luciana Braga). Ao longo da história, envolve-se com Eliana (Patrícia Pillar).
Dona Patroa (Eliane Giardini) — Mulher de Teodoro (Herson Capri), mãe de Sandra (Luciana Braga). Passa poucas e boas com o marido por causa dos relacionamentos dele com outras mulheres.
Sandra (Luciana Braga) — Filha de Teodoro (Herson Capri) e D. Patroa (Eliane Giardini), forma um triângulo amoroso com João Pedro (Marcos Palmeira) e Mariana (Adriana Esteves).
Jacutinga (Fernanda Montenegro) – A dona do bordel local que acolhe Maria Santa (Patrícia França) como filha. Admirável personalidade, sábia, é quem faz os partos da mulher de Inocêncio (Antonio Fagundes), inclusive o último. É também da casa dela que Mariana (Adriana Esteves) surge na vida do coronel.
Tião Galinha (Osmar Prado) — Catador de caranguejos, casado com Joaninha (Teresa Seiblitz), com quem tem dois filhos. Ao ouvir as lendas que correm a respeito de José Inocêncio (Antonio Fagundes), dentre elas a de que ele teria um diabinho de estimação numa garrafa, responsável pela sua riqueza, resolve usar o mesmo recurso para sair da vida miserável que leva com a família. Crédulo, resolve seguir à risca a receita dada pelo coronel bem-sucedido.
Joaninha (Teresa Seiblitz) — Mulher de Tião Galinha (Osmar Prado), com quem tem dois filhos. Enquanto o marido leva a sério a criação de um diabinho, ela é assediada pelo patrão Teodoro (Herson Capri). Ao longo da história, apaixona-se pelo padre Lívio (Jackyson Costa).
Turco Rachid (Luis Carlos Arutin) — É o mascate que, segundo a história contada por José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes), costurou sua pele com linha e agulha, depois de ele ter sido completamente atacado por um bando de jagunços. Realidade ou fantasia?
Venâncio (Cacá Carvalho) — Marido de Quitéria (Ana Lúcia Torre), pai de Maria Santa (Patrícia França). Seu maior orgulho é ser a cabeça do boi na festa do Bumba. É aí que ele pode extravasar toda sua violência, como faz quando percebe os olhares que José Inocêncio lança à sua filha Maria Santa.
Quitéria (Ana Lúcia Torre) — Mulher de Venâncio (Cacá Carvalho), mãe de Maria Santa.
Kika (Cláudia Lira) — Vive com José Bento (Tarcísio Filho) sem ser casada e sem muito amor.
Nena (Beth Erthal) — Mulher de Belarmino (José Wilker), avó de Mariana (Adriana Esteves). Ao contrário do marido, não tem ambições financeiras nem é invejosa. Seu ideal é dar aos filhos uma boa educação. Quando fica viúva, parte do local para nunca mais voltar.
Inácia (Solange Couto/Chica Xavier) — É a empregada que cuida da casa de José Inocêncio (Antonio Fagundes) durante toda sua vida. É subserviente porque idolatra o patrão. Supersticiosa, se benze toda quando vê a garrafa onde Inocêncio guarda seu diabinho de estimação. Ajudou a criar os quatro filhos do viúvo como se fossem seus.
Deocleciano (Leonardo Brício/Roberto Bomfim) — Primeiro empregado contratado por José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes) assim que ele chega por aquelas paragens. Acredita piamente nas histórias contadas pelo patrão, e é um de seus melhores divulgadores. Casa-se com Morena (Cyria Coentro/Regina Dourado), uma das moças da casa de Jacutinga (Fernanda Montenegro), mas o casal não é feliz.
Morena (Cyria Coentro/Regina Dourado) — Mulher que Deocleciano (Leonardo Brício/Roberto Bomfim) tira do bordel de Jacutinga (Fernanda Montenegro), e com quem se casa. Mas ela não é feliz porque não realiza seu maior desejo: ser mãe.
Jupará (Gésio Amadeu) — Tem o nome dos bichos que durante o dia dormem e à noite saem para se alimentar das amêndoas de cacau. Não que seja preguiçoso, ao contrário, é esperto e expedito. Com Deocleciano (Leonardo Brício/Roberto Bomfim), forma a dupla que é capaz de “matar ou morrer” pelo patrão. Casa-se com Flor (Rita Santana), também da casa de Jacutinga (Fernanda Montenegro), mas morre prematuramente. Assume seu lugar o filho Zinho Jupará (Cosme dos Santos).
Flor (Rita Santana) – Apesar de também ter sido tirada da casa de Jacutinga (Fernanda Montenegro) por Jupará (Gésio Amadeu), ela era virgem e fazia os serviços domésticos. Quando fica viúva, vai embora com os filhos, deixando na fazenda apenas Zinho Jupará (Cosme dos Santos).
Zizinho Jupará (Cosme dos Santos) – Filho de Flor (Rita Santana) e Jupará (Gésio Amadeu), melhor amigo de João Pedro (Marcos Palmeira). Como o pai, é capaz de dar sua vida pelo “patrãozinho”. Não se conforma com a morte do pai, que atribui à incapacidade de José Augusto (Marco Ricca), o filho médico de José Inocêncio (Antonio Fagundes), que o atendeu.
Damião (Jackson Antunes) — Contratado não se sabe por quem para matar José Inocêncio (Antonio Fagundes), logo depois de seu casamento com Mariana (Adriana Esteves), ele se encanta pelo coronel e se torna mais um de seus fiéis empregados. Casa-se com Ritinha (Isabel Fillardis).
Ritinha (Isabel Fillardis) — A bela que seduz e é seduzida por Damião (Jackson Antunes), e se casa com ele. Ao longo da trama, envolve-se com José Bento (Tarcísio Filho).
Padre Santo (Jofre Soares) — Está sempre viajando para atender às necessidades das fazendas da região. Apesar de conservador, realiza a cerimônia do casamento de José Inocêncio (Leonardo Vieira) com Maria Santa (Patrícia França) no bordel de Jacutinga (Fernanda Montenegro). Está presente nos momentos importantes da vida do fazendeiro.
Norberto (Nelson Xavier) — O dono da venda onde todos param para fazer uma compra, tomar uma bebida ou dar um dedo de prosa.
Padre Lívio (Jackson Costa) — Chega para auxiliar Padre Santo (Jofre Soares) em suas peregrinações pelo interior da zona cacaueira. Jovem e contestador, vive um conflito ao se apaixonar por Joaninha (Teresa Seiblitz), tendo de optar entre o amor ou a vocação religiosa.



Fonte:http://mdemulher.abril.com.br/blogs/jorge-brasil/

Nenhum comentário: