Patrícia França Fã Clube

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Sonho Meu-1993














































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Sonho Meu foi uma telenovela brasileira produzida e exibida às 18 horas pela Rede Globo entre 27 de setembro de 1993 a 14 de maio de 1994, totalizando 197 capítulos. Escrita por Marcílio Moraes, Margareth Boury, e Maria Adelaide Amaral, foi baseada em obras de Teixeira Filho e teve supervisão de texto de Lauro César Muniz. Foi dirigida por Reynaldo Boury, Roberto Naar, e Marcelo Travesso com direção geral foi de Reynaldo Boury.


A novela conta o drama de Cláudia Lins (Patrícia França). Casada com o violento Geraldo Vieira (José de Abreu), Cláudia acaba perdendo a guarda da filha Maria Carolina (Carolina Pavanelli) devido às constantes e agressivas brigas entre ela e seu marido. A irmã de Geraldo, Elisa (Nívea Maria), passa a ser a responsável pela menina, mas não tem nenhum envolvimento com a doce Maria Carolina. Rancorosa e má, Elisa trata a sobrinha com indiferença e a abandona num orfanato.
- No início da trama, Cláudia está de mudança do Rio de Janeiro para Curitiba, decidida a fugir de Geraldo e recomeçar sua vida. Ao chegar na nova cidade, ela conhece os irmãos Lucas Candeias de Sá (Leonardo Vieira) – por quem se apaixona – e Jorge Candeias de Sá (Fábio Assunção), um mau-caráter que faz tudo para conquistá-la. Junto com a avó, Paula Candeias de Sá (Beatriz Segall), os dois são donos da empresa de brinquedos onde Cláudia consegue um trabalho, a Ludens. Ao saber da paixão de seus netos pela jovem, Paula torna-se a grande rival de Cláudia. Ela faz tudo para afastá-la de sua família, temendo o desentendimento entre Lucas e Jorge. Cláudia, por sua vez, sofre com a ausência de sua filha e faz o possível para recuperar a guarda da menina.
- Em outro eixo da trama, acompanha-se a história de Maria Carolina e Tio Zé (Elias Gleizer), que a conhece durante uma de suas fugas do orfanato e acaba se tornando seu grande amigo e protetor. Tio Zé é um artesão, que faz brinquedos de madeira. Bom-caráter, conselheiro e apaziguador, ele vive na Rua das Flores, uma rua repleta de casas coloridas, onde moram outras crianças como Ximena (Carmen Caroline), Chico (Eduardo Caldas) e Taboinha (Beta Madruga). Ao lado dele e do cachorro Tofe, Maria Carolina é apresentada à magia do universo infantil.
- Em determinado momento da história, Cláudia se casa com Lucas e é acusada de bigamia, tendo que enfrentar um processo judicial, com risco de perder definitivamente a guarda da filha para o pai. Ela passa a sofrer com a perseguição de Geraldo e de Jorge, que se revela um homem inescrupuloso, capaz de qualquer armação para prejudicá-la. Jorge procura de todas as maneiras separar Cláudia de seu irmão e afastar a avó da direção da fábrica de brinquedos da família. Mas, no final da história, tudo acaba bem. Cláudia obtém a guarda da filha e vai morar no Rio de Janeiro com Tio Zé e Lucas, com quem tem um filho, Paulinho.
- O grande destaque de Sonho Meu foi a atuação de Carolina Pavanelli. A menina emocionou e divertiu a todos com sua doce personagem.

Produção:
- Pela primeira vez, uma novela da Rede Globo foi produzida fora do eixo Rio-São Paulo-Nordeste. A equipe gravou em Curitiba e numa cidade cenográfica em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Para construí-la, foram necessários 28 dias. A cidade reproduzia detalhes da arquitetura da capital paranaense.

Curiosidades:
- Patrícia França e Leonardo Vieira foram convidados para estrelar o casal protagonista da trama depois do grande sucesso na primeira fase da novela Renascer (1993), em que também haviam formado par romântico.
- Estréia de Ângelo Paes Leme em novelas na Rede Globo.
- Último trabalho da atriz Cláudia Magno, que morreu em janeiro de 1994, durante a exibição da novela, aos 35 anos de idade, de insuficiência respiratória aguda, em decorrência do vírus da Aids.
- Sonho Meu teve boa repercussão no exterior, sendo exibida na Bolívia, Chile, Chipre, Costa Rica, Filipinas, Guatemala, Honduras, Indonésia, Jordânia, Malásia, Nicarágua, Síria, Líbano, Panamá, Peru, Polônia, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Rússia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.

Nenhum comentário: