Patrícia França Fã Clube

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Salsa e Merengue-1996/1997












Patrícia França como Madalena em "Salsa e Merengue"




























































































A elegante e rica Bárbara (Rosamaria Murtinho) dá à luz um filho morto. Guilherme (Walmor Chagas), marido dela, troca o corpo da criança por um bebê cuja mãe é muito pobre e não tem condições de criar o filho. Depois de 30 anos, Eugênio (Marcello Antony), o menino trocado, sofre uma contaminação por mercúrio, desenvolve leucemia e precisa de um transplante de medula urgente. Mas a cirurgia só poderá ser realizada com a doação de um parente consanguíneo. Diante do risco de morte do filho, Guilherme tem de contar a verdade à Bárbara. Tudo esclarecido, os dois vão em busca de Anabel Muñoz (Arlete Salles), mãe verdadeira do rapaz e única que pode salvar a vida dele.
- Anabel manteve segredo sobre sua gravidez, mas nunca esqueceu a criança que teve, no passado, com o inescrupuloso Urbano (José Wilker). Viúva do cubano Félix Munõz, ela tem outros cinco filhos: Valentim (Marcos Palmeira), Remédios (Bia Nunes), Amparo (Thaís de Campos), Assunção (Gabriela Alves) e Antônio (Alexandre Barilari).
- A diferença entre Bárbara e Anabel é bem marcada. A primeira é encantadora, espirituosa e chique, para quem a vida não vai além das fronteiras de seu pequeno mundo. Passa por uma mudança radical quando descobre que Eugênio não é seu filho legítimo e quando é trocada por uma mulher bem mais jovem, depois de 35 anos de casamento. Já Anabel é uma mulher generosa, do tipo que adora festas e está sempre armando, já que essa é sua forma de ganhar a vida. Quando a novela começa, o Cerimonial Anabel Muñoz planeja o festejo de 15 anos de Kelly Bolla (Maria Maya), filha do poderoso empresário local Walmir Bolla (Oswaldo Loureiro). Ele é dono do supermercado Rebolla, localizado na Travessa do Vintém, em Vila Isabel, onde também mora a família de Anabel.
- Depois do surgimento de Eugênio, Anabel se vê obrigada a contar a verdade a todos. A situação se agrava ainda mais quando os exames mostram que a medula dela é incompatível com a do rapaz. Anabel tem, então, que revelar mais um segredo: Valentim também é filho de Urbano, e não de Félix, como todos acreditavam. É nessa situação que ocorre o encontro entre Eugênio e Valentim. O primeiro pensava que era filho de milionários, e descobre que sua família é pobre. De uma hora para outra, Valentim, que muito se orgulhava de sua origem cubana, também ganha uma nova família, com a qual inicialmente não se identifica. Além disso, vê-se diante da situação de ter que doar medula para um irmão que não conhece. Para completar, Eugênio e Valentim se apaixonam pela mesma mulher, Madalena (Patrícia França), heroína romântica, moça do interior, simples, inteligente e corajosa.
- O grande destaque da trama foi a personagem Teodora Bentes (Debora Bloch). Rica, poderosa e ex-mulher de Eugênio, ela não aceita a separação e luta para ter o marido de volta, tornando-se a maior inimiga de Madalena.
- Em outra trama paralela, a bela vilã Adriana (Cristiana Oliveira) se coloca entre o casamento de Bárbara e Guilherme, para conquistar um marido rico. Carreirista, a modelo foi criada pela mãe e pela tia para se dar bem. Ela se alia ao ambicioso e inescrupuloso Heitor (Victor Fasano) para obter tudo que quer e acaba conseguindo manter um romance secreto com Guilherme, um homem rico e bem mais velho que ela.
- Ao fim da trama, Eugênio está saudável, graças ao transplante de medula, doada por Valentim. Depois de Madalena ficar um bom tempo com Eugênio, termina a trama com Valentim, seu verdadeiro amor. Já Eugênio reata com Teodora e assume seus filhos, gêmeos recém-nascidos.
- Os moradores da fictícia Travessa do Vintém roubaram a cena na novela. O núcleo popular e divertido formado pela família de Anabel e os personagens Socorro (Stella Miranda), Jacinta (Zezeh Barbosa), Walmir Bolla, Candinho (Marcos Oliveira) e outros caiu na boca do povo.
- Através das personagens Dayse (Rosi Campos) e Tereza (Ângela Rabelo), a homossexualidade feminina também foi inserida na trama. Os autores trataram o tema com humor, sem recorrer a estereótipos.

Produção:
- Para Salsa e Merengue foi construída a maior cidade cenográfica da TV Globo, até então. Lá, foram reproduzidas vilas e casas do bairro carioca de Vila Isabel.
- Miami abrigou a gravação de mais de 40 cenas da novela. O diretor Wolf Maia conta que foi uma grande experiência trabalhar com equipes americanas de dublês, áudio e vídeo em cenas de ação, como tiroteios, perseguições de carro e lancha pelos canais de Miami.
- A abertura de Salsa e Merengue fez sucesso entre público. Oito bailarinos dançavam uma mistura de reggae, samba e funk, embalados pela animada música Maria, de Rick Martin.

Curiosidades:
- Em Salsa e Merengue, Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa estreavam na autoria de novelas, numa parceria que já havia produzido peças de teatro e programas de televisão, como Delegacia de Mulheres e Sai de Baixo.
- Os atores portugueses Paulo Pires (Vasco) e Marques d’Arede (Rodolfo) fizeram uma participação especial na trama.
- Bolívia, Canadá, Portugal e Nicarágua foram alguns dos países em que Salsa e Merengue foi exibida.


Trilha sonora:
- Além de Maria, de Rick Martin, tema de abertura que fez grande sucesso, os destaques na trilha de Salsa e Merengue foram La Bella Luna, dos Paralamas do Sucesso, como tema de Antônio; Louca, de Latino, tema de Kelly Bola; Mueve la Cadera, de Reel 2 Real, como tema de Anabel; Enquanto Durmo, de Zélia Duncan, tema de Theodora; Dancin’Days, interpretada por Lulu Santos, como tema de Marinelza; Brasil É o País do Suingue, de Fernanda Abreu, tema de Assunção, e El Día que Me Quieras, de Julio Iglesias (tema de Urbano). Outros temas gerais de muito sucesso foram Donde Estás Corazón, de Shakira; Groovin, de Pato Banton; Dame, de Luis Miguel, e Incancelabille, de Laura Pausini.



Fonte:memória da Globo

Nenhum comentário: