Patrícia França Fã Clube

terça-feira, 16 de março de 2010

aparência frágil de Patrícia França é mesmo só aparência



Nota de 2005
A aparência frágil de Patrícia França é mesmo só aparência. Pelo menos é isso que ela pretende mostrar na próxima trama da Record. Em “Prova de amor”, escrita por Tiago Santiago, a doce atriz vai encarnar uma destemida inspetora de polícia. “Sempre quis fazer cenas de ação”, brinca a atriz, que vai interpretar Diana, uma policial ética e determinada, que vai prender bandidos e traficantes de drogas na cidade do Rio de Janeiro. Na nova trama, o autor pretende dar um tom de denúncia, ao abordar o seqüestros de crianças. “Ajudar nunca é pouco. A televisão tem responsabilidade social”, diz a atriz, esperançosa de a novela ajudar a encontrar pessoas, como aconteceu em “Explode Coração”, de Glória Perez.
“Prova de amor” é a segunda novela que Patrícia faz com Tiago – foi ele quem adaptou “A Escrava Isaura” para a Record em 2004. Naquela vez, Patrícia teve de fazer muita ponte-aérea para viver a malvada escrava branca, pois ela mora no Rio e a novela foi gravada em São Paulo. “No início foi complicado, mas a gente tem de trabalhar”, argumenta a atriz.
Como a policial Diana é cheia de disposição, Patrícia vai ter de entrar em forma para dar conta das cenas de ação. “Tenho que malhar urgentemente. Ela tem força na personalidade e no físico”, brinca. A atriz, porém, não pretende ficar “sarada”. Mas a personagem tem outras facetas. A mais dramática é que Diana é sozinha no mundo – perdeu os pais e um grande amor. E fica ainda mais sozinha por conta de ser uma policial honesta. Patrícia torce para que ela resista às pressões e não se corrompa. “Assim, ela seria como os verdadeiros heróis”. imagina.
Mas a moça talvez não resista à volta do antigo amor do passado: Daniel, interpretado por Leonardo Vieira. Eles vão se reencontrar quando ele for acusado por um crime que não cometeu. O problema é que o rapaz já é comprometido com Clarice, personagem de Lavínia Vlasak. “Ela continua apaixonada, mas colocou a profissão na frente do sentimento”, conta a atriz.
Apesar de sua nova personagem prometer ser forte, Patrícia não acredita que vá ficar rotulada como Diana. “Já me tornei uma atriz que marca pelo trabalho e não pela personagem”, afirma categórica. Essa conclusão vem da própria experiência. Patrícia estreou na tevê ao interpretar a personagem-título de “Tereza Batista”, na minissérie baseada na obra de Jorge Amado, em 1992. Depois, fez a Santinha, de “Renascer”, de 1993, papel que lhe valeu a protagonista de “Sonho Meu”, no mesmo ano. A partir daí, Patrícia buscou outros interesses e sua presença na tevê passou a ser menos constante. “Fui 'beber' um pouco no teatro”, explica.
E depois que começou, não largou mais. Tanto que, paralelamente às gravações de “Prova de Amor”, ela está em cartaz com a peça “A Beata Maria do Egito”, de Rachel de Queiroz, no Teatro Glória, no Rio. Ela interpreta a própria beata, que lidera uma rebelião de romeiros para se juntarem à revolta liderada por Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Presa, a beata se vê envolvida com o tenente na cidade para conseguir sua liberdade. Patrícia diz ver semelhança na personagem com a personagem histórica Joana D'Arc. “A beata é uma mulher rica na fé e nos ideais”, explica para compreender a obstinação da mulher que enfrenta toda a elite da cidade.

Fonte: www.tvpress.com.br/inside.htm

Nenhum comentário: