Patrícia França Fã Clube

terça-feira, 15 de julho de 2014

"Patrícia França, aos 42 anos, volta à TV, diz ser contra plásticas e admite sua timidez quase crônica: ‘Sou desajeitada socialmente’


Entrevista.13/07/2014
São mais de 20 anos de Rio de Janeiro desde que ela veio do Recife para estrelar a minissérie “Teresa Batista”. São quase 30 anos de carreira desde que ela começou a fazer comerciais na sua cidade e já ajudava a família levando dinheiro para casa. O tempo passa, mas Patrícia França não perde o charmoso sotaque pernambucano nem a timidez. De volta à Globo, dez anos depois, a atriz admite que tem dificuldades de lidar com a vida de glamour que sua profissão proporciona e, muitas vezes, exige:


“Adoraria fazer mais publicidade, sair nas capas de todas as revistas, mas sempre entendi que meu trabalho se resume a sair de casa, chegar no horário com o texto decorado, tentar fazer o melhor que eu puder, voltar e cuidar da minha família. Quando preciso ir a uma festa, eu até vou, mas fico com culpa. Será que vão achar que quero aparecer? Acho que a gente deve se valer pelo que fazemos na hora do ‘gravando’, mas aprecio de coração quem consegue fazer isso”.

Sem nostalgia, Patrícia diz que é do tempo (e olha que não faz tanto tempo assim) que era parada nas ruas por conta de uma cena que tinha ido ao ar, não pelo que acontecia em sua vida pessoal. A timidez acabou lhe rendendo a fama de reservada e até de metida. “Quando saio da timidez, faço coisa errada. É quase crônico. Tem gente que acha que faço tipo, mas não é isso. Sou desajeitada socialmente”, assume ela, que poderá ser vista, a partir de segunda-feira, como uma das protagonista do núcleo adulto da nova “Malhação”.

Desajeitada, mas dona de uma trajetória vitoriosa. Patrícia entrou para o primeiro time da Globo já no primeiro trabalho e emendou papéis principais, um atrás do outro. Entre eles, está Maria Santa na primeira fase da novela “Renascer” (1993), um marco em sua carreira, lembrado até hoje. “Sempre me soa estranho quando dizem que vim para o Rio menina, encarar logo uma protagonista. Me sustento desde os 14 anos e, quando vim , já tinha uma postura de adulta. Fui criada assim. Amadureci muito rápido. Sempre quis ser atriz e tive uma trajetória feliz”, lembra.

Aos 42 anos (e com corpinho de 20), Patrícia está em seu segundo casamento e é mãe (de carne e osso) de dois filhos, um menino, de 4, e uma adolescente, de 14: “Fiquei esses últimos anos dedicada ao meu caçula, mas a carreira nunca atrapalhou a maternidade. Sou mãe e falho. Durante muito tempo minha filha já sabe que não sou a Mulher Maravilha. Quando descobri que a minha não era foi um baque”.

Patrícia França também não planeja recorrer a superpoderes para enganar a passagem do tempo. Apesar de ter “uma vaidade louca” com o rosto (ainda de menina), ela não recorreu a plásticas, nem pretende.

“Não sei por que as pessoas precisam ver os poros dos atores hoje. Essa TV de alta definição deixa a gente exposta demais. Mesmo assim, quero estar bem, dentro da normalidade. Se não, vai ficando de mentira. Se o trabalho é bom, ninguém precisa falar das rugas. Me espelho nessas pessoas que são corajosas de se deixarem levar pelo tempo. Que Deus me dê inspiração para eu poder emocionar na plenitude da idade que eu tiver”.

Fotos: Pedro Paulo Figueiredo

Produção: Rita Moreno

Beleza: Robson Peres (Werner Downtown)

Patrícia veste: WG, Superbonita acessórios e Patachou

Fonte.extraglobo

Nenhum comentário: